September 1, 2017

Please reload

Posts recentes

IMIGRAÇÃO AMERICANA _ Um bicho de sete cabeças?

February 1, 2014

Uma das maiores preocupações dos brasileiros que visitam os EUA é como funciona o processo de imigração. Na verdade, ele é bem mais simples e menos assustador do que parece. 

O processo começa ainda no avião. Você receberá um formulário que deve ser preenchido e entregue posteriormente ao agente que irá te atender. Ao descer da aeronave, siga as placas de imigração pelos corredores. Não tem como errar: provavelmente este será o único – e quase sempre longo – caminho. Ao chegar, você verá vários guichês: uma fila para cidadãos americanos e outra para estrangeiros. Entre na fila correta e aguarde a sua vez. Um agente te encaminhará para o guichê correto. Caso esteja em família, todos juntos poderão seguir para o mesmo atendimento.

Aqui é onde começa realmente o processo de imigração. Você precisará apresentar o passaporte, visto válido e, caso seja solicitado, documentos como passagem de volta e comprovante de hospedagem. O agente da imigração certamente fará algumas perguntas, as mais comuns são: Para onde vai? Conhece alguém nos EUA? Qual o motivo da viagem? E a sua profissão? Quanto tem em dinheiro e quantos dias vai ficar? Após as perguntas, ainda no guichê, você será fotografado e os seus dedos escaneados para comparação de impressão digital. Se tudo estiver ok você receberá o carimbo de entrada nos EUA e as boas vindas! As malas você pega apenas depois de todo este processo. 

Se as coisas não saírem conforme o esperado, a primeira medida que você deve tomar é não questionar. Não pergunte o porquê de ter sido levado para uma segunda entrevista, nem para onde está indo, muito menos o que pode acontecer com você. Apenas mantenha a calma e responda, mesmo que pela milhonésima vez, tudo o que for perguntado. Preferencialmente não caia em contradição. Caso as dúvidas sejam sanadas, você será liberado (com um pouco mais de emoção, é verdade) e tão bem vindo aos EUA como todos os outros.

Algumas medidas simples podem ajudar a evitar problemas na imigração americana:

- Mantenha sempre o passaporte e visto americano à mão e com você;

- Caso o seu visto esteja em um passaporte já vencido, lembre-se de levar os dois passaportes;

- Leve impresso todos os dados da sua viagem, principalmente reservas de hotel e passagens aéreas;

- Tenha sempre uma quantia em dinheiro, além de cartão de crédito internacional;

- Ao desembarcar do avião, já tenha o formulário de alfândega (você receberá ainda no avião) preenchido e sem rasuras. Caso erre alguma informação, solicite um novo formulário;

- Não utilize equipamentos eletrônicos, câmera fotográfica ou telefone celular enquanto estiver dentro da área de segurança;

Tags:

Please reload