top of page

O ENCANTO DAS SETE CORES DO MAR DE SAN ANDRÉS

Hoje é dia do queridinho do momento, San Andrés. A ilha Caribenha, que fica na Colômbia, tem sido muito procurada pelos turistas brasileiros. O conjunto de ilhas também é conhecido como “mar das sete cores” e essa fama é um tanto autoexplicativa para os turistas que visitam o local.

O clima em San Andrés é sempre quente e as temperaturas variam entre 26 e 29 graus. Na ilha predominam duas estações: verão e inverno. A estação das chuvas vai de maio a dezembro, mas o clima muda com muita frequência nesta região. Então, é errado imaginar que choverá todo o dia durante essa época.

Além de ficar de olho na movimentação do clima na Colômbia, você deve saber que, apesar de não ser afetada diretamente pelos furacões, que são comuns no Caribe nos meses de junho a novembro, em San Andrés, o clima pode ficar mais instável com ventos fortes e tempestades tropicais.

Com um ambiente que oscila entre a tranquilidade absoluta e um pouco mais de agito em cada lado da ilha, San Andrés agrada todos os públicos. É o destino ideal para qualquer viajante – desde aqueles que prezam pela gastronomia requintada com muitos frutos do mar até quem não resiste às lojas de produtos importados livres de impostos, além, claro, dos amantes das belezas naturais.

No entanto, apesar de ser considerado um dos locais mais baratos do Caribe, San Andrés não chega a ser uma viagem de baixo custo – o grande fluxo de turistas gera preços bastante abusivos. Porém, não desanime! Ainda é possível fazer a viagem dos sonhos por um preço bem acessível, que cabe no bolso de qualquer pessoa.

San Andrés é um destino de praia; por isso, nada melhor do que aproveitar o dia curtindo o que o lugar tem de melhor: o mar. A programação dos turistas é focada em passeios, mergulhos e momentos na areia para curtir o marzão caribenho.

A principal praia da ilha é a Peatonal, que fica no centro, oferece a melhor estrutura para os turistas e, de quebra, tem lojinhas e um calçadão bom para caminhar - seja dia ou noite. Se a ideia é ficar numa praia mais deserta, não deixe de ir a San Luis, que não tem tanta estrutura, mas é ideal para descansar.

Recomendamos alugar um carrinho de golfe ao menos durante um dia para fazer uma volta pela ilha e conhecer suas paisagens, além dos pontos de interesse principais, como: West View, ótimo local para snorkel; Hoyo Soplador, uma fenda no meio das pedras que solta vento devido ao balanço das ondas no mar; e Cocoplum, uma praia quase sem ondas por onde se vai caminhando até Rocky Cay, outro ponto de snorkeling.

Imperdível é fazer os passeios de barco que levam às ilhas da redondeza. Enquanto o Aquário, uma ilhota cheia de peixes, é indicado para snorkeling e Haynes Cay é boa para curtir a paisagem e descansar, Johnny Cay (uma das ilhas mais famosas de San Andrés) é a responsável pelas fotos inebriantes e pelos suspiros dos visitantes. O mar de Johnny Cay tem cores incríveis.

À noite aproveite para jantar num bom restaurante ou, se preferir algo mais animado, aposte no Coco Loco, a discoteca mais famosa de San Andrés, onde a salsa e o reggaeton dão o tom.

ALGUMAS DICAS INTERESSANTES:

- Desde março de 2017 é exigido dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação comprovando que o viajante tomou a vacina contra febre amarela.

- Um cartão de turismo, no valor de 48.000 COP (cerca de R$56,00), é exigido para conhecer as ilhas de San Andrés, Providência e Santa Catalina. O cartão é vendido nas próprias companhias aéreas antes da chegada à ilha, sendo exigido tanto na entrada como na saída, por isso não o perca. Outra dica importante é observar junto à companhia aérea que fará sua viagem, qual é a moeda aceita para o pagamento desse cartão. Em Bogotá, por exemplo, a Copa só aceita o pagamento em pesos colombianos, no Panamá são aceitos dólares.

- A moeda utilizada em San Andrés é o peso colombiano. Cartões de crédito e dólar são amplamente aceitos.

- San Andrés é uma ilha quente durante todo o ano; não deixe de levar roupas leves, protetor solar e chapéu. É recomendável, também, ter um calçado para mergulho e snorkel, evitando, assim, os gastos com aluguel. O sapato para mergulho, feito em neoprene e borracha, é indicado mesmo para quem não fará mergulhos profundos, pois a região de San Andrés tem muitas pedras e areia com pedrinhas, que podem incomodar caso você esteja descalço. O calçado, assim como a máscara e o protetor solar, são encontrados por bons preços nas lojas de San Andrés.

CONJUGAR COM OUTRAS CIDADES

San Andrés pode ser conjugada com Cartagena e Bogotá. É possível incluir essas 3 cidades em uma viagem de 1 semana, sem que você perca qualquer passeio ou detalhe legal da viagem.

CARTAGENA DAS ÍNDIAS

Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é uma simpática cidade colombiana margeada pelo Mar das Caraíbas, onde impera o charme dos séculos passados sem deixar de dar vez à modernidade dos dias atuais.

A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena; nela fica a parte antiga da cidade, que concentra grande parte dos pontos turísticos da região. Construída como forma de proteger Cartagena dos ataques que sofria, a muralha, além de ser um dos melhores passeios num fim de tarde, preserva ruelas charmosas, igrejas, praças, restaurantes, museus, bares e edifícios de arquitetura colonial com varandas floridas que são pura beleza!

Ao planejar sua viagem, é obrigatório reservar um bom tempo para desbravar o centro histórico, dividido em quatro pequenos bairros, e caminhar sem compromisso por suas ruas, sempre cheias de vendedores de frutas, artesãos e artistas. Não deixe de conhecer a Catedral, o Palácio da Inquisição, a Igreja de San Pedro Claver e sua praça, o Parque Bolívar e a Torre do Relógio - construída como entrada principal da muralha e que, de quebra, fica perto do Portal dos Doces, com uma variedade incrível de doces típicos colombianos. Seja dia ou noite, Cartagena é superanimada.

BOGOTÁ

Bogotá é a capital e o centro financeiro da Colômbia. S engana quem pensa que a cidade é destino apenas de turismo de negócios. Bogotá é uma cidade histórica com vários museus, um belo mirante, uma Catedral de Sal e um centro histórico muito interessante.

O centro histórico é chamado de La Candelaria e é um lugar interessante e bonito. Os principais museus localizam-se nesta parte da cidade. Também é lá que estão as igrejas históricas e a Praça Bolívar onde ficam o Palácio Presidencial, o Congresso, o Palácio de Justiça e a Catedral.

Bogotá possui um eficiente sistema de BRT (Bus Rapit Transit) chamado TransMilenio. Essa é uma opção rápida e barata para se locomover.

Os táxis da cidade também possuem bons preços, mas é preciso tomar alguns cuidados para não cair em nenhum golpe.


Posts recentes
bottom of page