




ACAPULCO
Acapulco de Juárez é o berço da indústria mexicana do turismo. É a maior cidade litorânea do país e destino de turistas do mundo todo desde os idos de 1930, quando começaram ali a construção dos primeiros hotéis. De lá para cá o México investiu em outros destinos turísticos, como Cancun, e Acapulco perdeu um pouco do glamour que fora retratado em diversos filmes de Hollywood durante as décadas de 50 e 60. No entanto, voltou aos holofotes do turismo internacional recentemente. Tanto que a rede hoteleira viveu na Páscoa de 2006 o melhor momento de ocupação nos últimos 30 anos.
Localizada na Costa do Pacífico, a 133 quilômetros da Cidade do México, este destino oferece ao turista mais de 300 opções de hospedagens entre hotéis de bandeiras internacionais e resorts, espalhados por 62 quilômetros de litoral. Além das belas praias com areias brancas e ondas suaves, Acapulco tem uma intensa vida noturna, com boates sofisticadas e restaurantes que servem desde a tradicional comida mexicana até a estrelada cozinha internacional.
A cidade é dividida em duas partes: a área Oeste, mais antiga e histórica, que corresponde ao centro; e a área Leste, faixa mais nova, que acompanha a estrada de 11 quilômetros conhecida como La Costera Miguel Alemán, onde encontram-se vários hotéis, restaurantes, lojas e casas noturnas. Hoje, quase 800 mil pessoas residem no balneário, cerca de 23% do total de moradores do estado de Guerrero, cuja capital é Acapulco.
Foi fundada por espanhóis em 27 de outubro de 1849. Mas os primeiros habitantes da região, famílias espanholas procedentes da Cidade do México, começaram a chegar por aqui em 1550.
O clima é úmido e quente e as temperaturas oscilam entre 22ºC e 33ºC. Os dias são ensolarados durante praticamente todo o ano, o que faz de Acapulco um destino para ser visitado em qualquer época do ano.