top of page

EMBARQUE NO TREM DA GRACIOSA!

Gente, a Ludmila fez o passeio do trem da Graciosa e amou!!!

Segundo o renomado jornal britânico The Guardian, é o passeio de trem mais bonito do Brasil e um dos dez mais espetaculares do mundo.

Esse é um passeio de trem pela Serra do Mar até a cidade de Morretes.

O passeio de trem para Morretes é o mais famoso e mais procurado em Curitiba. Assim, se você está programando sua viagem para lá, esse é um dos passeios que já deve estar em sua lista – e se possível reservado – antes mesmo de chegar!

Como funciona o passeio de trem para Morretes?

O trem tem um horário de ida e um horário de volta: às 8h15 (o vagão de luxo sai às 9h15). Saindo da rodoferroviária de Curitiba para Morretes. Um local de saída central e de fácil acesso, seja de carro ou ônibus. São aproximadamente 3h30 de viagem. O trem vai até Morretes, uma simpática e tranquila cidade histórica. Você vai encontrar muitas lojinhas que vendem produtos locais, restaurantes que oferecem o barreado, prato típico da região, e caminhando por lá você verá belos casarões e construções históricas. Destaque também para a famosa bala de banana e as cachaças de preparo artesanal. O trem sai da estação de Morretes – também central e fácil de encontrar – às 15h e retorna para Curitiba. O tempo aproximado da viagem é o mesmo, bem como o trajeto pela ferrovia.

Muitas pessoas ainda perguntam pelo passeio de trem para Paranaguá. Há alguns anos o passeio vai somente até Morretes. Infelizmente a estação férrea de Paranaguá está em péssimas condições e o movimento de trens de carga é intenso próximo à Paranaguá. Mas de qualquer maneira, o trecho mais bonito da ferrovia termina em Morretes.

Atenção aos documentos!

Todos os participantes, inclusive crianças, devem levar documentos originais para embarcar. Crianças viajando sem os pais devem levar autorização de viagem, semelhante à necessária para viagens aéreas. Confira se está tudo com você antes de chegar na estação, para evitar problemas e até mesmo perder o passeio de trem para Morretes.

Gastronomia
A gastronomia de Morretes é um dos grandes atrativos da cidade. Quando incluso, o almoço servido é o típico da região: barreado (delicioso cozido de carne), arroz, farinha de mandioca, peixe, camarão e acompanhamentos. Muitas vezes nos perguntam como é o barreado: a carne bovina é cozida separadamente e é um prato bem característico da região – não deixe de provar. O peixe e o camarão são acompanhamentos, portanto, se você não come um desses itens, poderá se deliciar com as outras coisas. Em caso de restrição alimentar, informe no momento da reserva – tentaremos suprir suas necessidades da melhor maneira possível. Se você gosta de cachaça, não deixe também de provar a da região!


Posts recentes
bottom of page