top of page

VARADERO - O CARIBE CUBANO

Varadero Cuba, um verdadeiro paraíso com praias turquesas a cerca 2h de distância da capital cubana, Havana. Varadero é o balneário mais famoso e turístico dessa ilha caribenha.

Varadero é só praia e é um dos lugares mais turísticos do país. Fica na Península de Hicacos, que é formada por nada menos do que 20km de praias com areia branquinha e água quentinha azul turquesa (e claro, muitos resorts).

O motivo da popularidade não é só a beleza do local: das praias lindas de Cuba, Varadero é a mais próxima de Havana e a com melhor estrutura de hotéis.

Varadero é um importante destino turístico em Cuba. A cidade está cheia de hotéis de grande porte, por vezes funcionando no sistema all inclusive, oferecendo aos hóspedes bons dias de descanso junto ao mar.

A cidade em si não tem muitas atrações, sendo a praia azul-turquesa seu grande atrativo. Sua areia não é tão branquinha, mas é fina e a água, muito limpa.

A melhor maneira de circular por Varadero é comprar um ticket do ônibus turísticos hop on/hop off que circula pelas principais avenidas da cidade. Como o turismo é o que move a cidade, não será difícil ver charretes circulando, lojinhas de souvenirs e restaurantes com cardápio variado. Muitas pessoas que vão a Cuba optam por dividir a estadia entre Havana e Varadero. Quem não tiver muito tempo pode fazer um passeio bate-volta que se compra nos hotéis ou ir por conta própria, através dos ônibus da Víazul.

DICAS INTERESSANTES

  • Uma dica importante: se você for levar dinheiro para trocar lá (que foi o que fiz) leve EUROS e não DÓLARES. Pois no câmbio de dólar é aplicado um imposto de 10%, o que não acontece no câmbio de Euro. Ou seja, levando Euros seu dinheiro valerá mais CUCs. Troque nas casas de câmbio que se chamam CADECA (estão por todos os lados, inclusive no aeroporto), pois são as casas oficiais do governo.

  • Alguns lugares já aceitam cartões de crédito, mas achei muito restrito (e se for de banco americano então… esquece!!). Por isso, é melhor garantir dinheiro em CASH o suficiente para toda a sua estadia no país.

  • A voltagem oficial de Cuba é 110v, mas você encontrará tomadas 220v e 110v tanto em Varadero como em Havana. Portanto, melhor apostar em eletrônicos bivolts ou conseguir um transformador. Quanto às tomadas, também tinha de todos os jeitos. Ou seja, não esqueça seu adaptador universal.

PASSEIOS

Passeio de kayak, de pedalinho, de veleiro, snorkel, flutuação na bóia, drinks na espreguiçadeira da praia, hidromassagem na piscina. Varadero é isso: PURO DESCANSO!

Para quem quiser fazer atividades com golfinhos, lá tem também, e costuma ser bem mais barato do que em outras cidades do Caribe. Há duas opções: no Delfinarium, que fica próximo à zona dos hotéis (dá pra ir de taxi), e um passeio de catamarã que vai a Cayo Blanco (uma ilha), e lá o “encontro” é realizado. A segunda opção custa bem mais caro do que a primeira. Recomendo deixar pra reservar o passeio lá mesmo no seu hotel (sempre há um concierge vendendo as atividades locais). Outra atividade interessante para se fazer nessas águas tão cristalinas é mergulho com cilindro. São muitos lugares subaquáticos lindos para você conhecer.

QUANDO IR

Cuba é uma delícia o ano todo, pois as temperaturas costumam estar sempre ideais para curtir praia.

A melhor época para ir é de dezembro a maio. Nos meses de junho, julho e agosto costumam ter temperaturas altíssimas, fazendo um calor quase que insuportável.

Evite ir de junho a novembro, que é a “temporada de furacões no Caribe”. O turismo ocorre normalmente nessas datas, mas em muitos anos, os furacões chegam sim na ilha e causam um belo estrago.

CONJUGAR COM OUTRAS CIDADES

Varadero, como já comentamos no começo do texto, está cerca de 20km de Havan, então nada melhor que conjugar Varadero com Havana. Conhecer a parte caribenha de Cuba e a cultura deles ao mesmo tempo é fascinante.

HAVANA

Havana é, sem dúvidas, um dos lugares mais peculiares para se conhecer no mundo. Esqueça internet no celular, edifícios envidraçados, fast foods, marcas famosas e todas as outras "regalias" da vida capitalista. Deixe-se cativar pelo modo de vida simples e singular, descobrindo devagar toda a história que guarda esse patrimônio da humanidade.

Cuba ainda é um país pouco tocado pelo capitalismo. Já é possível encontrar Coca-Cola em alguns restaurantes, mas isso não significa que o tempo passe rápido para quem vive a realidade de uma ditadura. Em Habana Vieja, a parte antiga da capital, o relógio não faz questão de girar. Falta estrutura, é verdade, mas nada tira o charme dos edifícios antigos por pintar e suas varandas desafiando a engenharia do tempo.

Há quem diga que o país é pobre, mas, se for de espírito, garantimos: pobreza não há. Os cubanos são alegres e cultos; basta saberem que um irmão brasileiro visita suas terras para abrirem um largo sorriso. Nas ruas movimentadas e confusas, carros - verdadeiras antiguidades - se misturam a bicicletas com passageiros, pessoas caminhando e crianças brincando. Aliás, amantes de carros antigos não poderiam encontrar melhor lugar senão Cuba.

Não deixe de caminhar pelo Paseo del Prado, observando cada detalhe até chegar ao Capitólio. À tarde, experimente espantar o calor tropical com um sorvete na Coppelia, e no final do dia vá direto ao Malecón - o pôr do sol no calçadão que se estende por vários quilômetros em frente ao mar é dos programas singelos mais espetaculares da ilha.

Conhecer Havana é deixar para trás preconceitos e mergulhar na história de um povo que viveu e ainda vive as consequências de sua revolução; é desmistificar um país de contrastes e problemas, que caminha devagar para alcançar mudanças. Fidel e Che são figuras estampadas nas ruas e na mente de um povo que preza pela tradição e vive ao som da salsa e dos jogos de beisebol.

Praias belas banhadas pelo mar caribenho, vielas rústicas marcadas pelo tempo, carros espetaculares, restaurantes baratos e muita, mas muita história são os ingredientes fundamentais dessa cidade espetacular.


Posts recentes
bottom of page