Informações Úteis

Bagagens

Bagagem despachada

 

Existem duas formas de franquia de bagagem: por peso e por peça. Dependendo do destino, a companhia aérea pode usar um ou outro. No caso do peso, as empresas determinam o limite de quilos permitidos para serem despachados sem custo. Algumas companhias limitam o número de peças que podem ser transportadas, outras não. O excesso de bagagem geralmente é cobrado por quilo extra. Em voos nacionais o peso máximo é de 23 quilos (ou 30 na primeira classe). A política varia de acordo com a companhia e destino. Por isso, convém verificar o site e a política de cada uma delas antes de embarcar. Nos voos internacionais, depende da rota, da origem e da companhia aérea. Com voos saindo do Brasil, variam de 20 quilos (para países da América do Sul) a duas peças de até 32 quilos cada uma (para Europa, África, Dubai e América do Norte).

 

Que companhias aéreas cobram taxas para despachar qualquer bagagem e em quais rotas isso acontece?

 

Algumas empresas americanas aderiram a essa política para trechos dentro dos Estados Unidos e para alguns destinos internacionais. A taxa não é cobrada em casos, por exemplo, de voos que partem do Brasil e fazem conexão nos Estados Unidos ou para as classes executiva e primeira. Algumas low-cost europeias adotam o esquema, e a Pluna, em quase todas suas rotas, menos nos voos a partir do Brasil. Nas viagens Uruguai–Brasil a taxa é cobrada.

 

Excesso de bagagem

 

Nos voos internacionais é cobrado 1% do valor sem desconto do bilhete por quilo excedente.

 

No Brasil, as empresas aéreas cobram 0,5% da tarifa normal por cada quilo a mais. Nos aviões com até 20 assentos, é cobrado 2% sobre o valor do bilhete por quilo excedente.

 

Bagagem extraviada

 

Se as suas malas forem extraviadas, comunique à empresa aérea e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) no aeroporto. O reembolso em voos internacionais é de US$ 20 (R$ 43) por quilo de bagagem perdida. Nos voos nacionais, o valor varia de acordo com a companhia aérea.

 

Bagagem de mão

 

A bagagem de mão deve pesar até cinco quilos e não pode ultrapassar 115 centímetros (soma da altura, da largura e do comprimento).

 

O que posso levar na bagagem de mão

 

Passageiros com destino ao exterior partindo de aeroportos brasileiros poderão levar apenas líquidos como gel e aerossol, transportados em frascos de até 100 mililitros. Medicamentos líquidos também estão liberados com apresentação da prescrição médica. Bebidas e perfumes lacrados adquiridos nos free-shops estão autorizados.

 

O que não devo esquecer

 

A mala de mão perfeita deve incluir nécessaire com os produtos que você mais usa: remédios, muda de roupa para o caso de sua mala ser extraviada e leitura de bordo.

 

Também deve ser reservada à bagagem de mão: jóias, documentos e ações, notebook, agenda eletrônica, máquina fotográfica, filmadora, MP3 player e telefone celular (sempre desligado).

 

O que não posso levar

 

Para voos domésticos o Departamento de Aviação Civil recomenda evitar na bagagem de mão: tesoura, alicate de unha, canivete e artigos “perigosos para o transporte aéreo”, como armas, munições, líquidos inflamáveis, substâncias venenosas, materiais radioativos ou corrosivos.