Informações Úteis

Carro

Posso dirigir um carro no exterior com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?


Oficialmente não. Em 2006, 100 países, incluindo o Brasil, assinaram um acordo segundo o qual se reconhece a Permissão Internacional para Dirigir (PID) como o único documento internacional de habilitação oficial. Porém, nações como os Estados Unidos, a Espanha e o Reino Unido não costumam exigi-lo. As locadoras de carros garantem que, se você tiver apenas o passaporte e sua carteira de motorista original, não necessita do PID. Mas na China e na Coreia do Sul, por exemplo, a PID é rigorosamente cobrada.


Como eu faço para retirar a PID?


Você precisa: 1) imprimir o requerimento (em duas vias), que está no site do Departamento Estadual de Trânsito, ou Detran; 2) tirar uma cópia da carteira de motorista (com validade no período da viagem); 3) pagar a taxa de R$ 174,35 nas agências autorizadas, ou de R$ 185,35 pelo correio com a taxa do Sedex incluída; 4) e, finalmente, apresentar no guichê do Detran a cópia da CNH, o requerimento com assinatura e o comprovante de pagamento.


A PID é válida no território nacional?


Não, apenas em outros países. As únicas semelhanças com a CNH são os dados e o prazo de validade. Mas a PID não é apenas um documento com frente e verso. Ela é uma caderneta com nove páginas (as informações se repetem em sete línguas).


Se a carteira de motorista nacional vencer enquanto eu estiver viajando, posso renová-la pelo consulado?


Não, a PID terá a mesma validade que sua CNH, que não pode ser renovada fora do país.


Convém alugar o carro no Brasil?


Sim, em geral, as empresas nacionais têm tarifas promocionais em reais.


Quais cuidados devo tomar?


Em primeiro lugar, informe-se bem sobre o tipo de seguro e procure conhecer a legislação de trânsito de outros países. Nunca devolva o carro com o tanque vazio, pois o combustível será cobrado e redobre a atenção se for dirigir num lugar que segue a mão inglesa (Japão, Austrália, Nova Zelândia e Índia, além da Grã-Bretanha).

 

Fonte: Editora Abril